Peixonauta

Peixonauta (Peixonauta, 2009) é uma série animada brasileira que demonstra grande respeito pelo meio ambiente. O agente secreto Peixonauta vive extraordinárias aventuras com seus melhores amigos, Marina e o macaco adolescente Zico. Juntos, eles exploram os mistérios do mundo, dentro e fora d'água, e se divertem no fantástico Parque das Árvores Felizes. A série tem 52 episódios de 11 minutos cada, e começou a ser exibido pela primeira vez no canal de televisão pago Discovery Kids, a partir de 20 de abril de 2009.


Veja no vídeo abaixo o anúcio de Peixonauta na programação da Discovery Kids





A série é direcionada para crianças de 4 a 7 anos. E os pequenos telespectadores não ficam de fora! Por meio da música, as crianças são encorajadas a interagir com o próprio Peixonauta e seus amigos. Sempre que aparece uma bola colorida chamada POP, eles são incentivados a repetir a seqüência rítmica de palmas e pés para que assim a POP possa ser aberta e então revelar pistas secretas de cada episódio. O vídeo abaixo mostra uma das coreografias que as crianças são incentivadas a fazer para abrir o POP:






A história segue as incríveis e às vezes escorregadias e molhadas aventuras de Peixonauta, um peixe agente secreto da Ostra (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental), que tem como melhores amigos a menina Marina e o macaco Zico. Quando ele precisa sair da água, ele usa uma roupa especial, parecido com a roupa de astronauta, cheio d’água (o Bublex). Peixonauta vive aventuras entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”, revelando mistérios e buscando soluções para proteger o meio ambiente. Entre as missões que ele cumpriu estão situações como irrigar um pasto de carneiros, ajudar uma tartaruga em apuros e fertilizar o solo.

Peixonauta é a primeira série de animação de concepção artística-autoral brasileira, produzida inteiramente no Brasil. A série está sendo exibida por toda América Latina pelo Discovery Kids e já foi vendida para para países como Turquia, uma operadora de TV que trabalha no território da ex-Iugoslávia (Sérvia, Croácia, Kosovo, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia e Macedônia), e para a Al Jazeera, que deve dublar o desenho em árabe, totalizando mais de 50 países exibindo a série. Em 2010, o peixinho dourado com roupa de astronauta deve ir aos cinemas com um longa-metragem ambientado em uma grande metrópole inspirada na cidade de São Paulo.


Por ter sido criado no Brasil, o desenho possui elementos que lembram o país. A trilha sonora, organizada pelo músico Paulo Tatit, do grupo Palavra Cantada, traz samba, baião e forró. Também aparecem animais como a capivara e a ariranha. A série é criação de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, e tem direção de animação de Márcia Alevi.


OS PERSONAGENS

PEIXONAUTA 
É um peixe agente secreto da agência OSTRA que gosta de aventuras. Nada no mundo pode deter ele quando ele decide resolver um caso. Ele usa uma roupa especial, parecida com a de um astronauta, para sair da água e ir para terra firme para explorar o mundo que o rodeia.


MARINA
É irmã dos gêmeos Pedro e Juca e neta do Dr. Jardim. Ela é uma menina muito inteligente de oito anos de idade. É a melhor amiga de Peixonauta, e sempre o ajuda em suas missões. Ela mantém contato com o super agente graças a um relógio de água, e é uma grande defensora do meio ambiente.


ZICO
É um macaco que está naquela idade em que não sabe se é criança ou se deve agir como adulto. Quando o dever o chama, ele nunca presta atenção, a menos que haja uma banana no meio. Apesar de nunca ajudar nas missões, ele sempre se envolve nas aventuras.


ROSA
É uma agente do mar que sempre ajuda Peixonauta em suas missões. Conhece cada centímetro da caverna e sempre diz a Peixonauta onde conseguir as melhores peças para seus dispositivos.


CHUMBO FELIZ
É um peixe muito sábio que todos conhecem há muito tempo. Na verdade, ninguém sabe com certeza a idade deste venerável peixe. Ele vive no fundo de uma caverna, um lugar quieto e tranquilo, como ele.


DR. JARDIM
É o veterinário do Parque das Árvores Felizes. Ele adora passear com seus netos, Marina e os gêmeos Pedro e Juca, mas quando recebe uma chamada de emergência, costuma sair correndo para ajudar os animais. Ele compartilha com Marina seu amor pelo meio ambiente, e faz de tudo para cuidar bem dele.


PEDRO e JUCA
São os irmãos gêmeos de Marina e netos do Dr. Jardim. Eles são dois meninos que estão sempre de olho nos últimos mistérios do Parque das Árvores Felizes. Os gêmeos não tem medo de nada e só querem se divertir.




MAIS ALGUNS VÍDEOS COM INFORMAÇÕES SOBRE PEIXONAUTA

Vídeo mostrando José Armando Vannucci, crítico de TV da Jovem Pan Online, falando sobre Peixonauta.







Vídeo feito pela Revista Crescer, da Editora Globo, mostrando os bastidores da produção de Peixonauta, desde os primeiros desenhos à definição do cenário e da trilha sonora.

8 comentários:

  1. é um desenho maravilhoso, minha filha adora assistir.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha nasceu nos Estados Unidos e adora ver essa série brasileira!Eu amo esse desenho!

    ResponderExcluir
  3. Meu filho ama esse desenho do peixonalta

    ResponderExcluir
  4. Na atualidade ter disponível um desenho como este é uma bênção. SEM MALDADES E QUE REFORÇA OS VALORES SOBRE COMO CUIDAR dO Meio ambiente. ? Gostamos muito mesmo sendo um desenho secular ja que somos cristaos.o Peixonauta é o único desenho que nao mantemos restrição aos nossos filhos.Deus abençoe todos que preparam e tbm os que o assistem em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o enfoque e a consciência da série Peixonauta, sou pedagoga e vou utiizar como tema de trabalho os episódios. Parabéns!

    ResponderExcluir