O Natal Encantado de Bela e a Fera

O Natal Encantado da Bela e a Fera (ou A Bela e a Fera – O Natal Encantado) é uma animação musical para o público infanto-juvenil produzido pelos estúdios Walt Disney Television Animation e Walt Disney Animation Canadá, e lançado direto em vídeo em 1997. O título original do filme é Beauty and the Beast: The Enchanted Christmas e tem 72 minutos (1:12) de duração. É uma co-produção entre Estados Unidos e Canadá.





O filme é derivado do filme de 1991 A Bela e a Fera (Beauty and the Beast) e a história se passa em algum período dentro do filme original, depois de Bela se tornar amiga da Fera e antes do feitiço da Fera ser quebrado. Depois desse filme, ainda foi lançado mais um filme usando os personagens originais de A Bela e a Fera em 1998 chamado O Mundo Mágico de Bela.



O Natal Encantado de Bela e a Fera conta que ao aproximar o primeiro Natal no período em que Bela vive no castelo de Fera, os objetos encantados a informa que Fera proibiu a celebração do Natal no castelo, já que foi no Natal que a feiticeira disfarçada o colocou sob o feitiço que o transformou na Fera. Mas Bela desperta o espírito natalino nos objetos encantados e planeja uma festa de Natal sem que a Fera saiba. A ex-decoradora do castelo, Angelique, que foi transformada em um enfeite de Natal em formato de anjo no momento do encantamento, fica animadíssima com a idéia de comemorar o Natal mais uma vez. Apesar de relutante a príncipio, devido o temor a Fera, ela e os outros objetos encantados começam a decorar o castelo e fazer os preparativos. Mas alguns moradores do castelo não gostaram disso e começaram a conspirar para arruinar o Natal de Bela. Esses moradores são o órgão de tubos Forte e o flautim Pífano. Forte foi o compositor da corte e tinha uma propensão para composições sombrias e Pífano é um amigo íntimo de Forte, e começa a participar do plano sujo de Forte, com a promessa que Forte escreverá um solo especialmente para ele. Como a depressão de Fera o fez ficar atraído pelas canções sombrias de Forte, o compositor deseja defender sua posição de todas as formas, mesmo que isso signifique matar Bela. Mas nem sob sua terrível ameaça, Bela desiste de ensinar a Fera o verdadeiro sentido do Natal!



O elenco de dubladores dos personagens principais é o mesmo do filme A Bela e a Fera. Paige O’Hara dubla o personagem Bela (Belle) e Robby Benson dubla a Fera (Beast). O objetos encantados principais também estão com os mesmo dubladores: Jerry Orbach (o candelabro Lumière), Angela Lansbury (o bule Madame Samovar ou Mrs. Pott), David Ogden Stier (o relógio Horlogue ou Cogsworth). A xícara Zip (ou Chip) que no filme original era dublado por Bradley Pierce, nesse passou a ser dublado por Haley Joel Osment nos diálogos e Andrew Keenan Bolger nas canções. Como a história se passa no castelo da Fera enquanto Bela é prisioneira, alguns personagens do filme original que vivem na aldeia onde morava, não aparecem nesse filme como Maurice, Gastão (ou Gaston) e Lefou.



Novos objetos encantados aparecem nesse filme: a enfeite de Natal teimosa Angelique (dublada por Bernadette Peters), o piano-órgão malvado Forte (dublado por Tim Curry) e o flautim inseguro Pífano (ou Fife, dublado por Paul Reubens).



O filme foi dirigido por Andrew ‘Andy’ Knight, e teve o roteiro escrito por Flip Kobler, Cindy Marcus, Bill Motz e Bob Roth. A trilha sonora é de Rachel Portman e a montagem de Daniel Lee. O desenho de produção esteve a cargo de Brad Graham e a direção de arte por Julie Eberley e Clive Powsey.



Em 1998, ele foi indicado ao Saturn Award, prêmio concedido pela Academia Cinematográfica de Ficção Científica, Fantasia & Terror dos Estados Unidos, como Melhor Lançamento Direto em Vídeo. Além disso o prêmio Annie o indicou a 5 prêmios na área de Animação: Diretor, Dublador (Jerry Orbach e Tim Curry), Roteiro e Canção (As Long As There’s Christmas).



As canções cantadas no filme foram todas compostas por Rachel Portman e Don Black e são Stories (cantada por Paige O’Hara), As Long As There’s Christmas (cantada por Andrew Keenan Bolger, Angela Lansbury, Paige O’Hara, David Ogden Stiers, Jerry Orbach e Bernadette Peters, tendo uma reprise no filme cantada por Bernadette Peters e Paige O’Hara, e uma versão pop nos créditos finais cantada por Roberta Flack e Peabo Bryson), Don’t Fall in Love (cantada por Tim Curry) e A Cut Above the Rest (cantada por David Ogden Stiers, Jerry Orbach e Paige O’Hara).




Além disso, o filme traz uma canção natalina tradicional Deck the Halls (cantada por Angela Lansbury, David Ogden Stiers, Jerry Orbach e Bernadette Peters), e os temas instrumentais de Rachel Portman: We Wish You A Merry Christmas, Do You Hear What I Hear , O Come O Come Emmanuel, Joy To The World, O Christmas Tree, The First Noel, What Child Is This, The Twelve Days Of Christmas, Silent Night, Belle's Magical Gift, Fife's Yuletide Theme e The Enchanted Christmas Finale.







As canções em português recebeu os títulos Histórias (Stories), Natal Para Sempre (As Long As There’s Christmas), Não Se Apaixone (Don’t Fall in Love), Ninguém Vai Nos Superar (A Cut Above the Rest) e Falalá (Deck the Halls).






Nos primeiros estágios da produção, o filme foi planejado para ser uma seqüência direta do filme original, com os eventos ocorrendo depois do final do primeiro filme, e com o irmão mais novo e vingativo de Gastão, Avenant, como o vilão. Curiosamente, Avenant foi o vilão no filme francês de 1946 A Bela e a Fera (La Belle et la Bête), e a inspiração para o personagem Gastão no primeiro filme, mas não apareceu de nenhuma maneira no filme de 1991. Mas ainda bem que eles desistiram dessa idéia, já que a Fera é um dos personagens mais atraentes no filme original, e que não existiria na seqüência planejada, já que o encantamento já havia sido quebrado e ele voltara a ser o príncipe, além do que os objetos encantados também voltaram a ser humanos. Com o abandono dessa idéia a magia e encantamento do filme original não foi quebrado, como ocorreu com algumas sequências de outros filmes Disney direto pro vídeo.


A maioria das sequências de clássicos Disney lançados direto pro vídeo não são boas, já que as personalidades dos personagens são distorcidos e qualidade da animação é mais baixa, com fundos simplesmente mal-feitos. Felizmente, O Natal Encantado da Bela e a Fera, não sofreu tanto com isso. A maioria das animações dos personagens, embora não tenha a qualidade do original, está bem acima da média e a personalidade deles não mudou tanto. E até mesmo os números musicais são originais e memoráveis. Então, para quem curtiu A Bela e a Fera vale a pena dar uma arriscada e assistir também O Natal Encantado de Bela e a Fera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário