Thundercats - Os vilões

Amigos, vamos falar um pouco sobre os principais vilões de Thundercats. Não há dúvida, os vilões da série são um show a parte. Tinha Mumm-Ha, que dos vilões de desenhos da minha infância, era o que eu achava mais nojento, hehehehe. Meu, o cara falava e ficavam aqueles fios de baba na boca dele, de cima a baixo... eca!! Havia também os Mutantes, que embora sejam vilões, conquistaram os fãs tanto quanto os heróis de Thundera...

MUMM-HA
(dublado originalmente por Earl Hammond e no Brasil por Silvio Navas e Pietro Mário)
Mumm-Ha, “o mal sempre vivo”, é sem dúvida o inimigo número 1 de Lion e os outros Thundercats. Ao chegarem no terceiro mundo junto com os Thundercats, os Mutantes pousaram sua nave espacial em frente a uma gigantesca pirâmide negra. Ao adentrar na milenar construção, Escamoso, Chacal e Simiano se deparam com um ser horrendo de aparência extremamente envelhecida com um corpo enfaixado e vestindo um longo manto vermelho. Esta tenebrosa criatura se apresentou como Mumm-Ha, “o mal sempre vivo”. Na realidade Mumm-Ha é uma espécie de feiticeiro egípcio com poderes místicos gigantescos e que estava vivo há mais de mil anos no terceiro mundo. Imediatamente, Mumm-Ha faz uma aliança com os Mutantes para juntos tentarem obter o Olho de Thundera e seu poder infinito. Para isto a poderosa múmia milenar teria que destruir Lion e os outros Thundercats.
Mumm-Ha vive dentro de sua misteriosa pirâmede negra construída há milênios. Dentro desta fortaleza existe a sala central onde se encontram o caldeirão mágico, as quatro estátuas gigantes dos espíritos do mal e o importantíssimo sarcófago, local onde Mumm-Ha dorme e mantém suas energias sempre renovadas. No caldeirão, Mumm-Ha pode ver e projetar imagens de tudo o que desejar e é através dele que ele pode também manter contato com Nêmesis, “a força das trevas”. Vale mencionar que a pirâmide negra possui em seu interior muitas salas e corredores misteriosos conhecidos apenas pelo feiticeiro Mumm-Ha.
Quando está dentro de sua pirâmide negra, Mumm-Ha mantém uma forma envelhecida e desgastada pelos milhares de anos de vida. Porém ao invocar as forças dos espíritos do mal, a múmia envelhecida ganha músculos, altura e as faixas que recobrem seu corpo se partem fazendo surgir um Mumm-Ha forte e de poderes ilimitados. Quando se transforma ele ganha o nome de Mumm-Ha, “o de vida eterna”, podendo voar e assumir qualquer outra forma como disfarce. Para se transformar ele dizia a frase: "Antigos Espíritos do Mal, transformem esta forma decadente em Mumm-Ra, o de vida eternaaaaaa!!"
Apesar de todos seus poderes, Mumm-Ha possui um ponto fraco: a criatura milenar tem um pavor gigantesco de ver sua própria imagem refletida em qualquer lugar. Ao ver sua imagem refletida, Mumm-Ha toma-se de pânico e seus poderes parecem se anular e sua força é drenada obrigando-o a fugir para seu sarcófago. Sem dúvida este ponto fraco foi muito explorado por Lion e os outros Thundercats nos combates contra Mumm-Ha, “o mal sempre vivo”.
Na virada da primeira para a segunda temporada do seriado, os Thundercats quase conseguem destruir Mumm-Ra numa batalha. Mas ele consegue se refugiar em sua pirâmide, tendo seus ferimentos curados pelos Antigos Espíritos do Mal, que, no processo, aumentam os poderes dele e tiram sua fraqueza de se apavorar quando vê sua própria imagem.


ESCAMOSO
(dublado originalmente por Bob McFadden e no Brasil por André Luis Chapéu)
Sendo o grande líder dos Mutantes, Escamoso é um ser da linhagem réptil de Plun-Dar, planeta de origem dos Mutantes. Escamoso comandou o comboio de naves mutantes que atacou as naves dos Thundercats no momento da explosão de Thundera. Os mutantes são muitos porém os três generais principais são além de Escamoso, o lobo Chacal e o macaco Simiano. Escamoso tem características bem particulares como a cauda comprida, a pele escamosa e a maneira de falar que sempre deixa soar mais forte a letra s, "sssiiiimmm ... ".
Embora seja o líder dos mutantes, Escamoso não possui grandes habilidades de lutas corporais a não ser pela longa cauda que pode se tornar uma arma valiosa nos combates. Entre os Thundercats, Panthro é o que Escamoso mais teme e tem como rival, os dois já se enfrentaram algumas vezes. A arma de Escamoso é um machado bem primitivo feito de madeira e metal. Vale destacar o seu famoso veículo de combate denominado Mergulhador, máquina capaz de andar na terra, no ar e nas águas. Escamoso também coordenou o processo de construção do Castelo Plun-Darr, a fortaleza mutante no terceiro mundo. Ele deixa transparecer que não vê Mumm-Ra com bons olhos, embora muitas vezes aquele já o tenha ajudado. Isso porque acredita que ele e os demais Mutantes serão escravizados, caso a múmia domine o terceiro mundo.
Um fator muito curioso e engraçado no passado deste réptil e que ele sempre tenta esconder é o fato dele ter sido um cozinheiro nas legiões de soldados mutantes no Planeta Plun-Darr. Mesmo sendo mal, Escamoso é muito engenhoso mas bastante desajeitado e atrapalhado também e isto fez aumentar o carisma do personagem e a simpatia do público em relação à ele.


ABUTRE
(dublado originalmente por Earl Hammond e no Brasil por Luiz Feier Motta)
Abutre é o cientista e engenheiro da equipe dos Mutantes. Ele é uito intelectual e perigosamente traiçoeiro. Abutre não possui muita força física, mas sua inteligência e conhecimentos em ciência e tecnologia são fatores fundamentais para a força mutante. A maioria das naves, armas e computadores foram projetados e construídos por Abutre que sem dúvida pode ser considerado um grande rival de Tygra e Panthro em tecnologia. Abutre não tem uma arma de combate, possuindo um avião de guerra vermelho com a forma de urubu, animal que ele representa dentro da linhagem mutante.
Assim como seus comparsas Simiano e Chacal, Abutre também se rebelou contra os mutantes quando desenvolveu uma super poção que aumentou suas forças e poderes. Mesmo assim seus planos foram frustrados com a destruição da poção do super poder. Retornado à equipe, Abutre continuou empregando sua ciência e tecnologia para tentar eliminar os Thundercats da face do terceiro mundo. Claro que não conseguiu, mas deu muito trabalho!!!
Apesar de muito ambicioso e dissimulado, ele era bastante trapalhão, o que o tornava uma das personagens mais divertidas da série. Ele sempre procurava tomar a posição de líder dos Mutantes de Escamoso durante a série.


SIMIANO
(dublado originalmente por Peter Newman e no Brasil por Paulo Flores)
Simiano é um dos generais mutantes ao lado de Escamoso, Chacal e Abutre. Sendo um macaco, Simiano tem uma força física acentuada, mas em compensação seu intelecto é bem limitado, vamos dizer assim. Na verdade, Simiano é o mais idiota e primitivo de todos os vilões Mutantes e volta e meia está sempre agindo sem pensar usando a força bruta em primeiro lugar. A arma de Simiano é um escudo metálico com uma cara de macaco entalhada na frente. Este escudo lança bolas de fogo e outros artefatos explosivos.
Na maioria dos combates, Simiano enfrentou o poderoso Tygra, o mais intelectual dos Thundercats, e ai é claro que a inteligência prevalecia. Certa vez, Simiano foi enganado pelo diabólico Mumm-Ha que lhe deu algumas esferas energéticas que aumentaram os poderes do macacão. No fim, Simiano terminou preso na pirâmide de Mumm-Ha e acabou se rendendo para poder sair. Mesmo sendo um vilão, Simiano ganhou a simpatia do público ao passar por situações muito engraçadas, na maioria das vezes provocadas por sua própria estupidez.


CHACAL
(dublado originalmente por Peter Newman e no Brasil por Older Cazarré)
Chacal é um dos líderes mutantes que ao lado de Simiano e Escamoso e mais tarde Abutre, deu muito trabalho aos Thundercats. Representanto o Lobo na linhagem Plundariana, Chacal é o mais fraco, no físico, entre seus companheiros, mas é muito traiçoeiro e por várias vezes ele enganou os Thundercats em armadilhas muito perigosas. A arma de Chacal é uma clava de madeira muito rústica e que na maioria das vezes não é muito útil nos combates. Com os Thundercats, Chacal travou muitas batalhas especialmente com a guerreira Cheetara e por várias vezes caiu nas muitas armadilhas de Wilikat e Wilikit.
Vale citar que certa vez Chacal traiu seus próprios amigos Mutantes e roubando armas e equipamentos ele se aliou ao chefe Topeira e ao mercenário Broca para formar um novo exército que iria dominar o terceiro mundo. É claro que esta tentativa terminou em fracasso e o traidor foi castigado pelos Mutantes voltando a fazer parte do grupo pouco depois. Mesmo parecendo um pouco fraco, este lobo traiçoeiro é um poderoso inimigo Mutante. Mas a verdade é que Chacal deve se dar por contente pelo simples fato de não ter responsabilidade alguma quando as coisas dão errado. O cara é um covarde e grita como uma menininha quando a dor está para ser aplicada em seu corpo, kkkkkkkk.



RATÁRO
(dublado originalmente por Earl Hammond e no Brasil por Paulo Pinheiro)
O cruel Ratáro, sem dúvida, pode ser considerado como um dos mais terríveis Mutantes. Chegando ao terceiro mundo meses depois da chegada dos Thundercats e de seus camaradas mutantes, Ratáro veio a bordo de sua nave denominada Rato Estelar. Com a intenção de destruir os Thundercats, Ratáro assumiu o comando dos mutantes mesmo contra a vontade de Escamoso que junto com Chacal e Simiano, ficou submisso à ordens do rato tirano. Já o traiçoeiro cientista Abutre preferiu se aliar ao cruel vilão.
Ratáro possuia uma personalidade fria e calculista e sua chegada representou um aumento nos problemas dos Thundercats. O maligno vilão trazia consigo duas pequenas, mas poderosas espadas onde estavam encravados os Olhos do Rato, dois centros energéticos que rivalizavam com o Olho de Thundera. Ratáro era também um exímio espadachim e confrontou de igual para igual com o chefe Lion que felizmente venceu o combate mostrando a superioridade do bem sobre o mal.

10 comentários:

  1. gostaria de saber qual era o outro nome da mumia,alem de mun_ra ela tinha um outro nome.se souberem me digam.bjssss

    ResponderExcluir
  2. muitos anos se passaram + ainda gosto de thundercats é eu só tenho 15 anos de idade

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber quem são os deuses representados na pirâmide de MUMM-RÁ, agradeço quem poder dar essa informação sou Egipto maníaco e louco pelos thudercats que fizeram parte da minha infância

    ResponderExcluir
  4. Acho que esses deuses antigos não tinham uma representação com as estátuas da terra realmente, já que toda aquela história se passava num outro planeta, apesar desse se chamar "Terceiro Mundo"... não ficando claro se essa era uma história de uma galáxia distante ou algo que aconteceu o passado a terra.

    ... mas uma curiosidade que quase ninguém se tocou: o desenho Silver Hwks e Thundercats, aparentemente se passam no mesmo universo, se vocês verem num episódio o último remake de Thundercats, em que o Lion volta ao passado, é mostrado que o Mum-Ha conseguiu o Olho e Thundera de um outro ser poderoso e esse era o vilão principal de Silverhawks xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal vilão dos Silverhawks era uma espécie de Mumm-Ra. Ele também se transformava e no Brasil ambos eram dublados pelo mesmo ator, Silvio Navas.

      Excluir
  5. Melhor desenho animado de todos os tempos as dublagens do chacal abutre e a de moon-ha é muito top

    ResponderExcluir
  6. Thundercats disputava com Comandos em Ação como meu desenho animado preferido. Comprei todos os episódios em DVD e é muito agradável assistir. Mas fiquei com várias dúvidas, que acredito que nem tenham resposta. Porque os Thundercats tiveram que ficar em cápsulas de suspensão para chegar ao Terceiro Mundo enquanto os mutantes foram para lá diretamente com sua nave? Como o abutre chegou ao Terceiro Mundo? Ele aparece subitamente em um episódio, mas aparentemente não estava na nave dos mutantes quando eles chegaram. Se Lion e Wilikit e Wilikat tinham a mesma idade quando Thundera explodiu, porque só Lion envelheceu durante a viagem?

    ResponderExcluir
  7. O pessoal dizia que o a abutre não veio junto com os outros mutantes mas isso é especulações vou procurar a fundo

    ResponderExcluir